sexta-feira, 30 de maio de 2008

Porque a mentira carrega fama de suja? Será ela tão malvada assim?
Eu acho impossível um instrumento tão utilizado na comunicação humana ter apenas um lado negativo.
Eu vejo a mentira como uma capa protetora na maioria dos casos. Quando se fura essa capa, a verdade exposta consegue destruir uma série de relações construidas anteriormente.
O grande problema é essa tal proteção, que distancia o ouvinte do fato. O que é ruim.
Será mesmo que o ouvinte estaria pronto pra aceitar tal verdade? Será que apenas a verdade alimenta a esperança e a confiança?
Inúmeros casos de mentiras que são aceitas, cultivadas e tomadas como verdade, cercam nossa sociedade. Digo até que as principais vertentes do pensamento moderno e de entendimento de mundo, são baseadas em "meias verdades".
O poder de proteção implícito na mentira parece que também carrega um certo coeficiente de credibilidade. Sabe-se lá por que as mentiras fazem as pessoas acreditarem mais. Sendo mais fáceis, com cunho de pensamentos ideal, sendo uma forma manipuladora... Não sei bem por que a mentira é tão bem cultivada e aceita nesse mundo. Por isso, hoje, a verdade não liberta, pelo contrário, ela me aprisionou num mundo onde ninguém conhece, num mundo de medos e incertezas.
O pior: mesmo sabendo disso, errei. Como tempos atrás, deixei de alimentar a mentira que nos cerca, decidi fazer o certo e o certo me acertou. Em cheio.

0 Responses to Mentira!!: